CPF/Apelido: senha:
Notícias

Última caravana do ano parte para Minas Gerais - 25/10/2007
A última Caravana "Todos Contra a Corrupção" de 2007 parte hoje (25/10) rumo a dois municípios mineiros: São João Del Rei e Igarapé. Como já é habitual, durante o evento serão organizadas reuniões com as ONGs locais de combate à corrupção, com vereadores e prefeitos das cidades visitadas. A equipe da caravana dessa vez será composta por Henrique Ziller, Presidente do IFC e representante da Auditar, Jovita Rosa, Presidente da União Nacional dos Auditores do SUS e Geraldino Polastri Júnior, representante da ANEAC.

O primeiro município a ser visitado é São João Del Rei, no qual a ONG Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João Del Rei (AMMAS) atua. Sob a liderança do presidente Air de Souza Resende, a AMMAS hoje acompanha de perto algumas denúncias contra o governo local. Uma delas se refere ao furto de 282 cheques da prefeitura e posterior falsificação da assinatura do prefeito. O crime teria sido cometido por um dos funcionários da Tesouraria, ocasionando um prejuízo de quase 3 milhões de reais. Outro caso trata de duas licitações realizadas irregularmente.

Em São João Del Rei as atividades da caravana serão realizadas assim:

12:00h – Reunião com os membros da ONG AMMAS

14h00 – Audiência com os Vereadores.

19h30 – Audiência Pública com a população. Local: Campus Dom Bosco da UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei, Bairro das Fábricas. Fica ao lado do Santuário Dom Bosco (Padres Salesianos).

Em Igarapé os trabalhos de controle social dos gastos públicos são organizados pela Amigos Associados Cidadãos Conscientes (AMACC), ONG fundada há cerca de um ano. A AMACC já apresentou denúncias quanto a supostas irregularidades encontradas numa obra de pavimentação e calçamento realizada no município. Existem indícios de que houve fraudes nos procedimentos licitatórios, contratação de empresa fantasma e favorecimento de fornecedora de material (meio-fio) de propriedade de familiares do prefeito e vice-prefeito. A AMACC apura também denúncia quanto à contratação irregular e supostamente superfaturada de um show realizado em Igarapé, durante a realização de um rodeio. O evento, organizado por empresas particulares, parece ter recebido transferência de recursos públicos, sem autorização.

Em Igarapé as atividades da caravana serão realizadas assim:

12h00 – Reunião com os membros da ONG AMACC

14h00 – Audiência com os Vereadores.

19h30 – Audiência Pública com a população. Local: Igreja Batista da Lagoinha. End: Av. Professor Clovis Salgado, 300, centro, Igarapé – MG, (Em cima do Banco do Brasil).

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br