CPF/Apelido: senha:
Notícias

São João Del Rei e Igarapé encerram caravanas de 2007 - 01/11/2007
A última caravana "Todos Contra a Corrupção" de 2007 repetiu nas cidades de São João Del Rei e Igarapé, ambas em Minas Gerais, o sucesso dos eventos anteriores. A equipe da caravana contou com a participação de Henrique Ziller, Presidente do IFC e representante da Auditar, Jovita Rosa, Presidente da União Nacional dos Auditores do SUS e Geraldino Polastri Júnior, representante da ANEAC. Veja em detalhes o que aconteceu em cada município:

São João Del Rei

Reunião com a ONG – A principal questão levantada pelos membros da ONG era a acusação da Prefeitura de que a Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João Del Rei (AMAS Del Rey) tem objetivos políticos em seu trabalho de fiscalização do poder político local. Na verdade essa é uma discussão comum quando o assunto é a relação da ONG local de combate à corrupção e os representantes do Executivo. Muitos prefeitos e vereadores se sentem perseguidos e acusam o exercício da cidadania de perseguição política.

No caso da AMAS Del Rei percebe-se uma instituição bastante combativa, até mesmo envolvida na política partidária local. Por esse motivo, durante a caravana, o presidente Air Resende e os demais membros da ONG deixaram claro, em pronunciamento público, que não vão se candidatar nas próximas eleições. De acordo com eles, a principal tarefa no município hoje é acompanhar as denúncias e processos que enfrentando o prefeito. Há também um trabalho específico na fiscalização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Muitos documentos foram encaminhados para que o IFC possa ajudar nas ações da ONG, em especial nos aspectos jurídicos.

Reunião com os Vereadores - A reunião na Câmara Municipal de São João Del Rei contou com as presenças de um vereador e do vice-prefeito do município, Cristiano da Silveira, além de uma boa quantidade de cidadãos locais. Depois de uma conversa rápida com as duas autoridades, os membros da caravana passaram a interagir com o público presente, esclarecendo dúvidas sobre como exercer o controle social dos gastos públicos.

Reunião com o Prefeito – O prefeito de São João Del Rei preferiu não receber os membros da caravana.

Audiência pública - Realizada na Universidade Federal de São João Del Rei, a audiência pública contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas. Diversos temas foram discutidos, em todos eles a equipe da caravana contou com o entusiasmo dos cidadãos, principalmente os mais jovens, que pareciam muito interessados em ajudar nos trabalhos de fiscalização dos gastos públicos.

Igarapé

Reunião com a ONG – A situação em Igarapé se assemelha muito à de São João Del Rei, uma vez que a ONG Amigos Associados Cidadãos Conscientes (AMMAC) também é acusada pela prefeitura de trabalhar em prol de pretensões políticas. Assim como fizeram os representantes da AMMAS – Del Rei, em pronunciamento público, os membros da AMMAC se comprometeram a não se candidatarem nas próximas eleições municipais.

Reunião com os Vereadores - Quase todos os vereadores estiveram presentes na reunião. Três deles dão apoio total à ONG, e estão trabalhando em conjunto com eles. As conversas remeteram à atual situação do município, um pouco mais tranqüila do que em São João Del Rei, e da atual conjuntura política do País.

Reunião com o Prefeito – O prefeito de Igarapé, Antônio Chaves de Oliveira, recebeu os membros da caravana para uma conversa amena, que procurou melhorar o relacionamento da Prefeitura com a ONG. De acordo com Henrique Ziller, presidente do IFC, o resultado do encontro foi bastante positivo.

Audiência pública - Com a presença de aproximadamente 60 pessoas, a audiência pública em Igarapé foi realizada no templo da Igreja Batista da Lagoinha. A equipe da caravana falou principalmente da necessidade de engajamento dos cidadãos.

Fonte: Agência A1M

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br