CPF/Apelido: senha:
Notícias

Entidades do MCCE se mobilizam nos estados para as Eleições 2008 - 13/11/2007
Prestes a ser lançada, em 19 de novembro, às 10h (horário de Brasília), a campanha do MCCE para as eleições municipais de 2008 já se torna prioridade na agenda de várias entidades envolvidas no combate à corrupção eleitoral. Embora as próximas eleições só aconteçam em 3 de outubro de 2008, entidades de todo o Brasil chamam a atenção para o fato de que é preciso divulgar a Lei 9840, estimulando os eleitores a refletirem sobre as conseqüências de seu voto e a denunciar as infrações eleitorais.

Do Ceará, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), advogado Hélio Leitão, anuncia que a instituição participará intensamente da campanha nacional que acontece simultaneamente na sede do Conselho Federal em Brasília e em todas as seccionais da OAB de cada estado. Ele lembra que, no Ceará, o Comitê Estadual de Combate à Corrupção está se articulando com outras instâncias da sociedade, como as Associações do Ministério Público e dos Defensores Públicos. O presidente OAB-CE ressalta que o movimento também está atento a denúncias de casos de corrupção eleitoral, que poderão ser encaminhadas ao Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral.

Entre os cearenses, não só os participantes diretamente envolvidos com a campanha ressaltam a importância de uma eleição transparente, que permita um voto consciente: deputados estaduais do Ceará também elogiam a iniciativa, indicando que a campanha terá resultados positivos a médio prazo, de maneira a conscientizar eleitores e eleitoras.

No Mato Grosso, o MCCE reúne 31 entidades parceiras no combate à corrupção eleitoral. Vários sindicatos se destacam entre as instituições que se engajam por eleições transparentes: trabalhadores do ensino público, contabilistas, bancários e jornalistas destacam-se nessa missão, que também envolve pastorais sociais, ONGs e a seccional da OAB-MS. "Anteciparemos o lançamento da campanha, que sempre ocorre no início do ano eleitoral, como forma de sensibilizar a sociedade no combate à corrupção", salienta o coordenador do MCCE no Mato Grosso, Antônio Cavalcanti Filho. Conclamando as entidades e os simpatizantes com a causa, ele avisa que a participação de todos é primordial para que o MCCE possa traçar metas e objetivos de trabalhos para o próximo ano eleitoral.

Também no Maranhão, o Comitê 9840 se organiza para fazer uma campanha intensa e ampla no estado. Hoje (13/11) o comitê maranhense recebe participantes e simpatizantes na seccional da OAB-MA para discutir sobre as ações previstas na campanha. Entre os participantes que se destacam no estado, encontram-se a OAB, a Cáritas, a representação regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Associação Maranhense de Imprensa, a Associação de Saúde da Periferia, o Conselho Regional de Contabilidade, entre outros . O envolvimento também da Rede de Educadores Populares e da Rede Jovem do Nordeste traz para a campanha uma contribuição intensa, favorecendo no Maranhão uma participação cidadã cada vez maior entre os jovens eleitores.

Comitês 9840 desses e de outros estados estarão reunidos, no dia 19 de novembro, por meio de uma tele-conferência que estenderá a todo o Brasil a campanha do MCCE para as Eleições 2008. Durante esse evento, os participantes de cada estado terão a ocasião de interagir, pessoalmente ou à distância, no encontro simultâneo que acontece no Conselho Federal da OAB em cada Seccional dos estados.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61) 2193 9658

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br