CPF/Apelido: senha:
Notícias

ONG pede inclusão de mais médicos homeopatas no SUS - 21/01/2008
Popularizar o tratamento homeopático no sistema de saúde público é o objetivo do abaixo-assinado que está sendo feito pela organização não-governamental (ONG) Homeopatia Ação pelo Semelhante e que será levado à edição do Fórum Social Mundial, no Rio de Janeiro, no próximo sábado (26).

As assinaturas servirão para pedir a inclusão de mais médicos homeopatas no Sistema Único de Saúde (SUS) e vão ser entregues ao ministério, às secretarias municipais e ao Conselho Nacional de Saúde.

Segundo o presidente da ONG, Hylton Luz, apesar de a homeopatia ter sido incluída pelo Ministério da Saúde, em maio do ano passado, como uma prática do SUS, o atendimento à população ainda é muito escasso.

Ele afirmou que, atualmente, apenas 157 dos 5560 municípios brasileiros contam com médicos homeopatas no sistema público de saúde. São apenas 518 médicos no total, contra cerca de 15 mil homeopatas em clínicas privadas.

Para Hylton Luz, apesar de a Portaria 971, do Ministério da Saúde, ter incluído a homeopatia, acupuntura e fitoterapia no SUS, representando "um grande avanço", na prática "ela não saiu do papel" e sua implementação ficou restrita, basicamente, a cidades das regiões Sudeste e Sul.

"Ainda existem muitas lacunas. A portaria não define como os municípios vão implementar essa política, de onde virão os recursos e como será o monitoramento. Não deixa claro também como e quando os tratamentos começariam a ser oferecidos."

"O ministério da Saúde deveria estimular os municípios, como fez, por exemplo, com Programa Saúde da Família através da liberação de recursos", avaliou Luz.

O médico disse ainda que a homeopatia inclui tratamentos que são mais baratos que os convencionais e que, por esse motivo, passou a ser recomendada, a partir de 1978, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para "aumentar o acesso da população ao tratamento médico".

Segundo Hylton Luz, apesar de a homeopatia ser mais conhecida para casos de bronquite, rinite e amidalite, ela atua no tratamento de uma série de doenças, de forma direta ou coadjuvante.

Fonte: Agência Brasil - 20/01/2008

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br