CPF/Apelido: senha:
Notícias

TRE lança ação para alertar eleitores contra a compra de votos e o caixa dois - 04/08/2008
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai injetar ainda mais esforços nas ações de comunicação voltadas para eleitores e candidatos às eleições 2008. Tudo isso para combater com pouquíssima parcimônia, a compra de votos e os chamados "caixas 2", tão comuns, infelizmente, em nosso processo eleitoral. Foram distribuídas mensagens educativas para as emissoras de rádio de todo o Estado, com uma linguagem acessível ao grande público. Estas mesmas mensagens foram destinadas aos juízes eleitorais de todo o Estado, que se encarregarão de solicitar às rádios locais a colaboração para a divulgação dos textos.

Também serão enviados ofícios a todos os senadores, deputados federais e estaduais de Minas solicitando a colaboração nesse esforço de esclarecimento da população sobre as normas da eleição. Será solicitada ao presidente da Assembléia Legislativa a colaboração dos canais de comunicação da instituição para a divulgação das mensagens. Toda essa estratégia foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Corte Eleitoral mineira, na última sessão do dia 23 de julho de 2008.

O presidente do Tribunal também vem estimulando que os juízes eleitorais promovam palestras e reuniões com as comunidades locais, para a divulgação do "voto responsável" e do "voto com qualidade" para essas eleições.

Confira as mensagens encaminhadas às rádios de todo o Estado:

1. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Eleitor, fique de olho naqueles candidatos que o procuram somente no período de eleições querendo comprar o seu voto. Além do voto, eles querem comprar sua consciência e sua liberdade. Compra de voto é crime. Mostre o seu poder! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

2. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Eleitor, cuidado com aqueles candidatos que oferecem favores em troca do seu voto. Isso é conhecido como "compra de votos", é considerado crime e pode dar cadeia! Não venda o seu voto e nem a sua consciência! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

3. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Atenção, eleitor! O candidato que obtém dinheiro sem assinar recibo eleitoral não merece a sua confiança! O uso do "caixa dois" pode causar a cassação do mandato do candidato! Fique de olho! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

4. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Eleitor, você sabe o que é caixa dois? "Caixa dois" é o dinheiro que o candidato consegue para fazer campanha, sem assinar recibo eleitoral. O candidato que age assim quer enganar a lei e o povo. Fique de olho! Denuncie! Procure o Ministério Público ou o cartório eleitoral da sua região.

5. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Candidato e líder político: o dinheiro obtido do "caixa dois" pode provocar a cassação do mandato do candidato. Seja honesto com o eleitor e com a sua cidade. Faça uma campanha eleitoral limpa!

6. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Candidato e líder político: a compra de votos é crime, provoca a cassação do mandato e pode levar o infrator à cadeia! A sua dignidade vale mais. Não engane o eleitor. Jogue limpo!

7. Mensagem da Justiça Eleitoral:

Candidato e líder político: receber doações para campanha eleitoral é permitido por lei. Mas, cuidado! Obter dinheiro sem assinar recibo eleitoral pode provocar a cassação do mandato! Evite ser cassado! Jogue limpo com o eleitor!



Fonte: Gestão Pública

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br