CPF/Apelido: senha:
Notícias

Fiscalização - 25/08/2008
Em nota, o Ministério da Saúde informou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é resultado da atuação conjunto do governo federal, dos estados e dos municípios brasileiros: uma gestão tripartite, onde os três entes da federação são responsáveis igualmente pelo financiamento e pela fiscalização do sistema.

Com relação às auditorias realizadas pela CGU às auditorias realizadas pela CGU nos municípios, o ministério informou que também tem participação no programa por meio do Denasus, órgão que integra o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e tem competência para realizar auditoria no SUS, atuando de forma integra aos demais integrantes do SNA. Entre 2003 e 2007, o Denasus realizou 11.569 auditorias no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O programa de sorteio da Controladoria-Geral da União (CGU) já deu origem a 181 tomadas de conta especial. Esses processos pedem a devolução de cerca de R$ 300 milhões aos cofres públicos. Na área da saúde foram 111 tomadas, ou seja, 52% do total, e a cobrança de R$ 19 milhões. Ainda estão em andamento outras 569 tomadas de conta.

Fonte: Correio Braziliense

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br