CPF/Apelido: senha:
Notícias

DENASUS tem novo diretor - 12/11/2008
BRASÍLIA – Luís Carlos Bolzan foi nomeado no final do mês de outubro, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, como novo diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS). Bolzan, que ocupava o cargo de secretário Municipal de Saúde de São Francisco de Paula – RS, substituirá José Luiz Riani Costa.

Bolzan é psicólogo, formado pela ULBRA – Universidade Luterana do Brasil -, especializado em Psicologia da Saúde, tendo trabalhado na rede de Saúde como psicólogo, e recentemente foi aprovado no mestrado profissional em Avaliação de Serviço e Sistema de Saúde, promovido pela Fiocruz Brasília.

Em seu primeiro dia no DENASUS, Bolzan visitou as estações de trabalho, conhecendo cada servidor e a sua função. Na quinta-feira (06), reuniu todos os trabalhadores do nível central para uma conversa sobre as atividades de auditoria e gestão do DENASUS.

Neste encontro, Bolzan externou as metas para o departamento com fundamentos já discutidos a partir da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). “Queremos ‘ressignificar’ o instrumento de trabalho que o DENASUS tem: a auditoria, para além de uma auditoria contábil fiscal. A auditoria deve dialogar com outros fatores essenciais para o SUS, como o acesso do usuário ao serviço de saúde, indicadores epidemiológico. Ou seja, a auditoria deve ser um instrumento de gestão que possibilite melhorias e ampliação desse acesso”.

“É necessário que a auditoria do SUS se aproprie um pouco mais do objeto que audita: o próprio SUS, seja a gestão pública, privada credenciada, mas que se aproprie um pouco mais dentro de uma concepção de saúde coletiva. Assim, o DENASUS poderá avançar mais”, destacou.

Educação Permanente
Propor e efetivar um produto de educação permanente para os servidores do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) nos três níveis também faz parte da meta para o DENASUS. “Entendemos que essa mudança proposta para a ressignificação do instrumento de trabalho de auditoria só vai ter sucesso por meio do processo de educação permanente. Por isso, apostaremos maciçamente neste projeto”, enfatizou.

SISAUD/SUS
Expandir, qualificar e fortalecer definitivamente o SNA, contribuindo para o SUS como instrumento de gestão e fortalecimento do controle social para as ações e serviços que o SUS desenvolve, fazem parte da meta. “Hoje temos 29 Unidades entre estados e municípios que aderiram ao SISAUD/SUS – Sistema de Auditoria - implantado neste ano. Nossa idéia é chegar em 2010, próximos de 700 Sistemas implantados, tanto em municípios como estados, compondo o SISAUD/SUS”.

Visitas aos DIAUDs e SEAUDs
Nas próximas semanas Bolzan percorrerá, na companhia dos coordenadores Amélia Andrade, da CGAUD – Coordenação Geral de Auditoria e José João Lanceiro da Palma, da CGDNCT – Coordenação Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica, as Unidades Desconcentradas (DIAUDs e SEAUDs) para conhecer os servidores, com o intuito de ouví-los, quanto as demandas, avaliações dos processos e condições de trabalho, auditorias e contribuições. “Nossa intenção é colher as informações e avaliar se são exeqüíveis, para contribuir para esta gestão”, concluiu.

A Unidade de São Paulo foi a primeira a ser visitada. As próximas serão a de Porto Alegre, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, até que todas as 26 Unidades sejam visitadas pela direção do DENASUS.

Reunião de Planejamento
Nos dias 24 e 25 deste mês, chefes e supervisores das Unidades Desconcentradas estarão em Brasília para reunião de planejamento para 2009. O objetivo é discutir e definir prioridades do departamento nas áreas de auditoria, capacitação técnica, informação e apoio logístico.

________________________________________
Mais dados profissionais
Luís Carlos Bolzan foi representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) no Conselho Nacional de Saúde por treze meses. No CONASEMS, dentre os diversos núcleos, fez parte de dois. O primeiro núcleo foi o de Participação e Controle Social e o segundo, Programação e Vigilância – neste permaneceu por mais de três anos, tornando-se também coordenador político do núcleo do CONASEMS.

Foi diretor de Benefícios da Saúde do Instituto de Previdência e Assistência Municipal de Caxias do Sul (IPAM). Por sete anos, foi conselheiro do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, representando os trabalhadores, mais especificamente os psicólogos. Nesta representação foi vice-presidente do Conselho inicialmente e depois passou a presidente do Conselho. (TM)

Por Tania Mello
________________________________________

Informações:
DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS
E-mail: auditoria@saude.gov.br
Fone: (61) 3448-8304
Brasília, 11/11/2008

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br