CPF/Apelido: senha:
Notícias

Planejamento para 2009 reúne coordenadores, chefes e supervisores do DENASUS - 27/11/2008
Brasília – Fortalecer os componentes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Auditoria - SNA, bem como estabelecer um novo significado para auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), fazem parte das metas determinadas para o ano de 2009, citadas na reunião de planejamento do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – DENASUS - que aconteceu em Brasília – DF, nos dias 24 e 25 de novembro, com os coordenadores, chefes e supervisores do departamento e das Unidades Desconcentradas.

“A auditoria que fazemos é feita sobre a gestão municipal, estadual e federal. Por isso, queremos que esse nosso trabalho sirva para qualificar a gestão. Isto é, que a auditoria do SUS seja definitivamente entendida como instrumento de gestão. E com base nisso, que a auditoria do SUS, ao longo do processo, principalmente na fase in loco, seja realizada com aspecto pedagógico”, afirmou o diretor do DENASUS, Luís Carlos Bolzan.

Para Bolzan a auditoria do SUS precisa apresentar um viés pedagógico educativo. “Se queremos que a auditoria se transforme num instrumento de gestão, que possa qualificar a gestão, o aspecto pedagógico é fundamental, pois não se transforma nada, não se ressignifica nada, se não tiver a concepção de um elemento pedagógico para aquilo que se está fazendo”.

No primeiro dia (24), a reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS, André Bonifácio, também unidade da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), que explanou sobre a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa e o Pacto pela Saúde.

Ainda no primeiro dia, os participantes tomaram conhecimento sobre a importância do planejamento, seus detalhes e como funciona a integração de plano e orçamento, apresentado por Jomilton Costa, da Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento (CGPLAN), da SGEP e a apresentação da assistente social e assessora do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Adalgisa Balsemão Araújo, que destacou a importância da relação auditoria do SUS e Conselhos de Saúde.

O Segundo dia de reunião realizou-se na OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde -, quando toda a equipe se dividiu em grupos, baseados nas macro-regiões, para discutirem um roteiro, sobre o tema “Ações de auditoria que poderão ser realizadas em função de critérios”. E oss critérios discutidos foram: acesso do usuário a ações e serviços; volume de recursos repassados e indicadores de Saúde; que estratégia/ações para aproximar do Controle Social (Conselhos/ Movimentos de Saúde) e, o que pode ser feito por meio do DENASUS para fortalecer o SNA.

Para o encerramento da reunião de coordenadores, chefes e supervisores do DENASUS, depois da apresentação dos grupos com suas sugestões de planejamento dentro dos critérios estabelecidos, e de acordo com a necessidade de cada estado, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antonio Alves, informou que serão entregues, ainda este ano, equipamentos novos, como notebooks, pendrives e máquinas fotográficas para subsidiar as ações de auditoria.

O secretário Antonio Alves destacou a necessidade do fortalecimento de auditoria do SUS e do próprio DENASUS, através da efetivação do Sistema Nacional de Auditoria, com proposta de educação permanente para auditores, bem como a realização de concurso e sobre o atendimento de especificidades necessárias para a realização do trabalho dos auditores.

Foi encaminhado que chefes e supervisores retornarão as suas unidades para discutir com os servidores, as propostas realizadas durantes esses dois dias de planejamento, para que no início de 2009, em outra reunião, sejam avaliadas novas contribuições.

Informações:
DENASUS - Departamento Nacional de Auditoria do SUS

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br