CPF/Apelido: senha:
Notícias

UNASUS comemora 16 anos do SNA na Câmara dos Deputados - 28/08/2009
Brasília – Com o objetivo de destacar a importância da atividade de auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde e comemorar o 16º aniversário do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), focando o seu fortalecimento, a União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS) em parceria com a primeira vice-presidência da Câmara dos Deputados, celebrou na terça-feira (25), em Brasília, o Encontro Nacional dos Auditores do SUS.

O Encontro que aconteceu no auditório Freitas Nobre (Anexo IV), contou com a presença de onze parlamentares. Entre eles, os senadores Romero Jucá (líder do Governo no Senado /PMDB- RR), Tião Viana (PT-AC) e Augusto Botelho (PT-RR), o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Maia (PT-RS), o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT – PE), o deputado federal Eduardo Valverde (PT-RO), entre outros.

Para o primeiro vice-presidente, Marco Maia, é necessário ter uma nova visão quanto à atividade de auditoria, principalmente a auditoria do SUS. “Quando se ouve falar em auditor, imaginamos em punição e/ou olheiro. Precisamos entender auditoria, pois auditoria é auxiliar. É alguém que vai conferir para saber se os procedimentos estão adequados, e vai sugerir as alterações administrativas dos procedimentos incorretos”, disse.

Marco Maia também destacou a atividade de auditoria para o Sistema Único de Saúde. “Temos a convicção da importância da auditoria do SUS para o seu fortalecimento, o seu crescimento e a constituição efetiva para o SUS. Sem dúvida, uma das principais ferramentas de inclusão social. Nenhum país do mundo possui um Sistema tão democrático como é o nosso, onde todo cidadão pode ser atendido em qualquer posto de saúde do país, basta apenas apresentar sua identificação”.

O diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Luís Carlos Bolzan, destacou que os servidores do DENASUS já enfrentaram muitas situações adversas e resistem a tudo. “Costumo dizer para alguns colegas do DENASUS, que os técnicos de auditoria do SUS são sobreviventes dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde, porque enfrentaram a situação ideológica de um projeto neoliberal que o Brasil, América do Sul e o mundo inteiro enfrentaram nos últimos 20 anos e continuam existindo, fazendo um papel de controle, por meio da auditoria, numa política pública, como diz o promotor Jairo Bisol, “que rema na contramão” de tudo o que foi proposto nesses 20 anos no mundo inteiro. Na verdade, como base nisso tudo, o DENASUS é sobrevivente. Está na hora do DENASUS deixar de ser sobrevivente e construir sua própria história dentro do SUS”, reivindicou Bolzan.

“Os nossos auditores têm contribuído para mediar à relação entre a gestão e o prestador privado para chegar a um termo e qualificar a gestão, se preocupando com acesso do usuário ao serviço de saúde. Nossos técnicos dominam alguns elementos do SUS, que muita gente desconhece”, garantiu Bolzan.

“Pouca gente reconhece o nosso serviço, que desempenhamos ao longo desse tempo por esse Brasil. Não somos policialescos, como alguns acham; somos pedagógicos. Realizamos um trabalho de extrema importância, como afirmou o promotor Bisol. Peço a Deus que nos mantenha com a mesma garra que temos até agora, pois se perdemos essa garra, o SUS acaba e acaba também o DENASUS”, Vice-presidente da UNASUS, Paulo (SEAUD/RR).

“Vocês são uns heróis da cidadania brasileira”, disse o promotor Jairo Bisol, do Ministério Público e presidente da AMPASA.

TCU
O ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União – TCU, manifestou a admiração que tem pelo trabalho desenvolvido pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS. “Vim aqui para demonstrar meu apreço, respeito e admiração por essa área, que é de fundamental importância para o país, bem como o trabalho que vocês, auditores desempenham. Não é de agora que mantemos esse contato. E quando vejo parlamentares, dos mais festejados, ressaltando a importância dessa atividade, só posso dizer que vocês estão em boas mãos”.

O senador Augusto Botelho, no passado, foi auditor do Sistema Único de Saúde e destacou a importância de dar continuidade à atividade dos auditores. “Sinto orgulho do SUS. O SUS não foi feito por uma geração só, assim como os auditores do SUS. Participei um pouco da construção da auditoria do SUS, mas foi bem no início. A saúde não é uma ação de um governo, é uma ação da Nação, do estado, é o Sistema Único de Saúde – nós temos que dar continuidade a esse trabalho. Por isso, admiro o trabalho de auditoria do SUS porque conheço essa atividade e parabenizo a todos vocês”.

O senador Romero Jucá ressalta que muitos municípios pequenos erram por falta de conhecimento e o auditor do SUS vai lá para orientá-los. “Reconhecemos a importância da atividade de auditoria do SUS e que é fundamental para a população brasileira. Temos que ter vocês no Brasil inteiro orientando e fiscalizando os municípios grandes e pequenos. Contudo os municípios pequenos, muitas vezes, não demandam todos os recursos, não detém o conhecimento para gerir corretamente o recurso destinado ao SUS e por isso, é fundamental essa atividade”, afirmou.

Uma das anfitriãs do evento, a presidente da UNASUS, Solimar Mendes, enfatizou que todo o trabalho que desenvolveram até agora não foi em vão. “Deu para confirmar hoje o número de autoridades que nos apóiam. São pessoas que realmente tem compromisso. É de fato, uma área que precisa ser reestruturada. E ontem, em contato com Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, tivemos a informação que o Termo está nos ajustes finais. É a primeira vez que teremos um cargo criado específico para o DENASUS. Ainda não vai ser a carreira tão sonhada que pleiteamos, mas precisamos avançar como as demais categorias que hoje estão estruturadas como o TCU e a CGU, que também tiveram que percorrer caminhos não muito diferentes dos nossos. Vai ser um plano de cargos, que produzirá melhorias para todos nós, onde conquistaremos um respaldo legal para as nossas atribuições”, afirmou.

16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA
16 anos do SNA 16 anos do SNA

Assessoria da UNASUS

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br