CPF/Apelido: senha:
Notícias

Deputado estadual acusado de desviar dinheiro do SUS - 25/09/2009
Sócio da Clínica Santa Teresinha, na cidade de São Raimundo Nonato, o deputado estadual Edson Ferreira (DEM) é acusado de desvio de recursos do SUS.Com base em auditoria do DENASUS, o advogado geral da União, Sérgio Miranda, ingressou no início deste ano, com ação de improbidade administrativa, com pedido de liminar de indisponibilidade de bens do parlamentar e dos demais acusados.

O processo está na 2ª Vara Federal, cujo titular é o juiz Márcio Braga Magalhães. O Ministério Público Federal também ajuizou ação depois dos relatórios do Departamento Nacional de Auditorias do SUS ( número do processo 2005.40.00.007694-5).

Ao todo, a AGU já instaurou sete processos denunciado acusados de irregularidades na aplicação de verbas de saúde no Piauí. Todas as ações foram ajuizadas a partir dos resultados das auditorias do DENASUS.

Outros réus são diretores de hospitais e secretários municipais de saúde, além de dois ex-secretários estaduais de Saúde.

Dentre as irregularidades encontradas pelos auditores estão a cobrança de procedimentos que não foram realizados e fraude no preenchimento das guias de internação, usando, para isso,nomes de pessoas já falecidas. Em ambos os casos, hospitais e clínicas receberam indevidamente os recursos.

Nas sete auditorias, há comprovação do desvio de R$1,1 milhão de verbas destinadas à saúde.Segundo Miranda, o pedido de indisponibilidade dos bens dos réus é uma garantia para que a União possa receber os recursos desviados.

Fonte: O DIA

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br