Notícias
DENASUS divulga auditoria no HCT e aponta “graves” problemas - 30/07/2010 |
Desde o ano de 2007 nossa cidade convive com um problema quase sem “cura” na área da saúde. Uma série de denúncias e acusações por parte do Gestor da saúde – o município- contra o principal prestador de serviços desta área – HCT acabaram por perturbar a ordem dos serviços de atendimento à população. Já foram ameaças de demissões em massa, de fechamento da unidade hospitalar, greves de funcionários, uma série de fatos e acontecimento que deixaram apenas um atingido de verdade, a população que necessita de atendimento médico público.
Toda esta situação acabou culminando na realização de duas auditorias na unidade, uma externa solicitada pela prefeitura e uma oficial, realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS, ou DENASUS. As denúncias teriam sido motivadas, de acordo com matéria do Jornal O Diário da época, pois o prefeito teria tomado conhecimento de alguns fatos no início do seu mandato e imediatamente solicitado a realização de auditoria para averiguação das denúncias. “Quando chegou ao nosso conhecimento a possibilidade de haver desvios dos recursos do SUS na saúde pública de Teresópolis nos últimos anos, nos últimos governos municipais, iniciamos essa investigação”, explicou a época o prefeito.
A divulgação dos resultados desta longa auditoria acabou por desencadear duas reações distintas. A primeira da direção do HCT e do UNIFESO, que considerou as denúncias não procedentes a partir de uma conclusão de não ressarcimento por parte daquela unidade, contatada no relatório.
E outra do próprio DENASUS, que ao saber da reação da instituição quis se pronunciar sobre a gravidade das irregularidades apontadas no relatório, inclusive com a presença do próprio diretor da instituição na cidade.
A decisão final sobre o que pode acontecer em termos de punições, tanto para o prestador, quanto para o gestor dos serviços cabe agora ao ministério público, que já está de posse do relatório.
Fonte: O Diário de Tersópolis |
|
|