CPF/Apelido: senha:
Notícias

Saúde de Foz do Iguaçu passou por auditoria - 21/09/2010
No dia 15 de setembro dois auditores do Tribunal de Contas da União, um do Tribunal de Contas do Estado e um do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), estiveram em Foz do Iguaçu colhendo informações e confirmando as denúncias levantadas pelo Ministério do Trabalho e Conselho Municipal de Saúde (COMUS).

Os auditores se reuniram com o Conselheiro, Ricardo Foster, presidente do COMUS, onde ele reafirmou os problemas da Organização Social (OS), como o levantamento dos funcionários contratados que estão substituindo os servidores e o dinheiro não está sendo jogado na folha de pagamento. E também do Programa da Saúde da Família (PSF), onde, segundo Foster a cidade necessitava ter um programa completo para receber o dinheiro do governo Federal, mas somente alguns postos de saúde o oferecem.

O relatório realizado pelos auditores em Foz do Iguaçu deverá ser apresentado ainda esse ano, porém não tem data limite para a publicação.

Ainda segundo o procurador do Ministério do Trabalho em Foz do Iguaçu, Enoque Ribeiro dos Santos, está sendo preparado um documento sobre um posto de saúde de Foz do Iguaçu que foi denunciado sobre a qualidade do trabalho. Os engenheiros do MPT estão realizando o relatório.

Histórico - Desde o início da construção, após o fechamento da Santa Casa, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu já foi administrado por quatro grupos. Primeiramente a FUNPEA, que foi retirada do cargo por acusações de que a entidade não tinha conhecimento na área hospitalar, depois o poder Executivo escolheu a Fundação Villela Batista, que também foi alvo de denúncias dos usuários. Após a saída da Fundação Villela Batista o HM passou um período sendo administrado pela prefeitura, enquanto um projeto de lei, que instituísse a Fundação Hospital Municipal correu no Legislativo. E em 19 de abril, a Organização Social Pró-Saúde, por meio de uma licitação no final de fevereiro, ganhou a gerencia do principal estabelecimento público de saúde da cidade e começou a gestão no dia 19 de abril.

Fonte: clickfozdoiguacu

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br