CPF/Apelido: senha:
Notícias

Presidente da Câmara dos Deputados recebe representantes da AMPASA e UNASUS - 20/04/2011
Brasília - Criar leis para melhorar o controle e tornar mais transparente o Sistema Único de Saúde - este foi o principal pedido que representantes da AMPASA – Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde e da UNASUS – União Nacional dos Auditores do SUS fizeram nesta terça-feira (19) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.

O presidente da AMPASA, promotor Jairo Bisol explica que a falta de controle é uma das causas da má aplicação do dinheiro na Saúde Pública. O que faz que o atendimento da população não seja tão bom quanto poderia ser. “É importantíssimo ao Governo o fortalecimento do controle sobre a aplicação dos recursos, porque pode existir um SUS retratado nos dados do Ministério da Saúde que não correspondem ao conjunto das ações e serviços que são efetivamente prestados que constituem um SUS real”.

Para Jovita José Rosa, diretora Social da UNASUS, as propostas sobre Saúde Pública que são discutidas pelos deputados devem sempre levar em conta o compromisso em aplicar melhor os recursos. “A gente sabe que existem propostas aqui, como a Emenda Constitucional 29, que melhora o financiamento do SUS, mas tem que se atrelar a essa melhoria do financiamento também uma melhoria na qualidade do controle e na fiscalização”, afirmou.

Ainda, os representantes das duas entidades externaram a preocupação de uma possível descontinuidade da auditoria do SUS, por absoluta falta de profissionais para atuarem na área, haja vista que hoje, dos 751 trabalhadores, 320 já possuem tempo contado para a aposentadoria. E calcula-se que daqui a dois anos esse número cresça para 370, se não tiver um concurso público para uma ampliação.

O promotor Jairo Bisol ressaltou também a importância do Departamento Nacional de auditoria do SUS - DENASUS para o Sistema Único de Saúde e pediu um tratamento especial quanto ao Termo de Acordo que trata da criação do cargo de auditor e concurso público. E, ainda, Bisol solicitou a ingerência do presidente da Câmara quanto ao ofício entregue em janeiro deste ano, onde as entidades solicitam uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Marco Maia se comprometeu em atender os pleitos das categorias.






UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br