CPF/Apelido: senha:
Notícias

UNASUS se reúne com ministro Padilha para tratar do Termo de Acordo e de fortalecer o SNA - 13/02/2012
Brasília - No dia 09/02 (quinta-feira), a diretoria da União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS) reuniu com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro de Andrade e com o diretor do DENASUS, Adalberto Fulgêncio, para tratar do cumprimento da segunda parte do Termo de Acordo referente à criação dos cargos e concurso firmados entre o Governo e a Associação, e do fortalecimento da Carreira do SNA Federal, Estadual e Municipal.

Externar a situação estrutural do SNA, as condições atuais da categoria, e firmar apoio com o Ministro da Saúde, para que o cumprimento do Termo de Acordo, firmado com o Governo Federal e assinado pela UNASUS, CNTSS e CUT seja efetivado ainda este ano, foram os principais objetivos da reunião.

Concurso – Um dos pedidos da diretoria da UNASUS gerou em torno da realização da criação dos cargos e concurso para auditoria. Segundo o que consta no quadro geral de funcionários é que os servidores que trabalham com auditoria do Sistema Único de Saúde no âmbito federal, estão em processo de aposentadoria e já aponta um número expressivo. Fato este que, se uma providência imediata não for tomada, o SUS ficará sem esta atividade no âmbito federal, gerando também conseqüências negativas para o SNA Estadual e Municipal.

Subsidio – O modelo de remuneração em forma de subsídio já utilizado por algumas carreiras de Estado foi outro assunto colocado em discussão na mesa, pleiteado pela UNASUS para os atuais servidores do DENASUS, formato este que possibilita a aposentadoria integral.

Depois de ouvir o relato dos representantes da entidade, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha demonstrou total apoio ao pleito da categoria. “Ter um departamento de auditoria forte com uma carreira e uma boa relação com o estado e o município é fundamental. E sem dúvida, é uma prioridade. Precisamos de um processo de renovação no quadro, que sustente a ideia de criar um departamento forte na área de controle e avaliação. Por isso, contem comigo”.

O ministro assumiu ainda compromisso com a classe, e levar adiante o assunto à presidente Dilma sinalizando nas prioridades de Recursos Humanos e afirmou que o debate sobre a criação dos cargos e concurso já se encontra em discussão na Casa Civil.

Ao final, a presidente da UNASUS, Solimar Mendes, agradeceu ao ministro por ter recebido a entidade e pediu “que reunião como essa precisa ser mais constante a fim de contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria – SNA”.

Participaram da reunião a presidente da UNASUS, Solimar Mendes (DF), vice-presidente: Oswaldo Machado (RJ), diretor secretário: Ricardo Rogério (PE), diretor de Relações Públicas e Comunicações: Paulo Ernesto Coelho de Oliveira (RR), diretora Social: Jovita José Rosa (DF), Conselho Deliberativo: Silvio Faversani (SC), Elisete de Jesus (DF), delegada de São Paulo: Fátima Sugano e o associado: Mario Lobato (PR).

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br