CPF/Apelido: senha:
Notícias

UNASUS participou do lançamento Nacional da Campanha da Fraternidade com o tema: Saúde Pública - 07/03/2012
Brasília - A União Nacional dos Auditores do SUS - UNASUS, representada pela diretora social, Jovita Rosa, participou na quarta-feira de cinzas (22/02), da cerimônia de abertura da Campanha da Fraternidade de 2012, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contou com a presença na mesa de abertura do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Neste ano, a campanha tem como tema a “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

A UNASUS, contribui para a decisão da igreja sobre o tema da saúde pública quando participou de um debate sobre o assunto o que foi determinante para que a CNBB decidisse . Também foi convidada a participar do grupo de trabalho para a elaboração do Texto-Base da CF 2012 e muito contribuiu para a qualificação do debate em prol de uma saúde pública digna e de melhores condições para a população brasileira. Veja aqui o nome da entidade no texto-base da campanha da fraternidade 2012.

Durante o evento, o ministro citou os avanços na área da saúde pública, lembrando que o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que assumiu o desafio de ter um sistema universal público e gratuito. “O SUS é hoje a única porta aberta na urgência e emergência para 145 milhões de brasileiros, sendo que uma população bem maior é beneficiada com ações de vigilância sanitária”, ressaltou, destacando como exemplo as campanhas de vacinação, promovidas pelo Ministério da Saúde.

CAMPANHA - O texto da campanha da fraternidade enumera alguns desafios a serem enfrentados pelo sistema, especialmente com relação ao acesso – com a melhoria no atendimento – e o financiamento da saúde. “São significativos as conquistas verificadas nas últimas décadas na área da saúde pública, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de doenças infecto-parasitárias e o tratamento da aids, que conta com um sistema elogiado internacionalmente”, observou o secretário Geral da CNBB, bispo Leonardo Ulrich Steiner. Ele explicou que, com a campanha da fraternidade a Igreja quer sensibilizar a todos (sociedade e autoridades) sobre os problemas que o setor ainda enfrenta.

A igreja, como ato concreto, pretende se unia às outras entidades que lutam por um melhor financiamento da saúde pública, para tanto lançará um projeto de lei de iniciativa popular para aumentar os recursos com responsabilização sanitária e fortalecimento do controle interno do SUS, momento esse que conta com a participação efetiva da Diretora da Entidade.

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br