CPF/Apelido: senha:
Notícias

Associada da UNASUS recebe homenagem do ministro Padilha pelo Dia Internacional da Mulher - 08/03/2012
No Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente neste dia 8 de março, a associada e servidora lotada no Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus/SGEP/MS), Emília Domingos recebeu homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo tempo de serviço, bem como o reconhecimento de seu trabalho prestado ao Ministério da Saúde.

Emília Domingos começou a trabalhar cedo, aos 18 anos de idade. Aos 23 prestou concurso público, sendo aprovada e logo em seguida, ingressou no Ministério da Saúde, somando mais de 35 anos de dedicação e zelo. Emília, que é associada à União Nacional de Auditores do SUS (UNASUS), trabalha na auditoria e presta relevantes serviços ao Sistema Único de Saúde.

História - 8 de março é a data oficial das manifestações feministas em todo o mundo desde 1975, quando aOrganização das Nações Unidas (ONU) comemorou o Ano Internacional da Mulher e toda a década seguinte como a década da mulher. A iniciativa foi uma consequência da participação das mulheres nas guerras e lutas pela descolonização da África. Foram 55 anos de espera desde que a alemã Clara Zetkin propôs na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910, em Copenhagen, que o movimento tivesse um marco.

A data também remete à tragédia que ocorreu em 1857 em uma fábrica de tecidos americana, onde operárias morreram queimadas em decorrência dos protestos que faziam durante uma greve. O movimento feminista surgiu, então, no início do século passado, dentro do movimento operário, e ganhou força depois da Segunda Guerra Mundial, com a substituição de homens por mulheres no processo produtivo. No Brasil a data começou a ser comemorada logo depois do fim da guerra, por iniciativa da educadora Alice Tibiriçá.

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br