CPF/Apelido: senha:
Notícias

Unasus reúne-se com subsecretário Jurídico e Corregedoria – Auditoria de saúde do Rio de Janeiro - 02/04/2012
Com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Auditoria [SNA], no âmbito estadual, para viabilizar o encaminhamento referente às negociações da gratificação e carreira de auditor, a diretoria da União Nacional dos Auditores do SUS [Unasus] reuniu-se nesta quinta-feira (29), na cidade do Rio de Janeiro, com o subsecretario Jurídico e Corregedoria – Auditoria, da Secretaria Estadual de Saúde, Pedro Henrique Di Masi Palheiro.

Antes da reunião com o subsecretario, ainda na manhã da quinta-feira, a Unasus ouviu os 16 auditores do SNA estadual, que externaram sua preocupação quanto ao retardamento do projeto para criação da gratificação, que se espera equiparação da federal. Externaram também sua indignação em relação à minuta do projeto que completou um ano sem sair do lugar, e as diárias que não são depositadas em tempo hábil, cujo atraso chega a mais de trinta dias, levando o auditor estadual a tirar do próprio bolso para a realização das ações de auditorias.

Com o subsecretario Pedro Palheiro, a diretoria da Unasus pontuou as necessidades da categoria, cuja pauta da reunião, deu ênfase para as diárias, os planos de cargos e salários e a gratificação, que segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG há 20 gratificações disponíveis para a auditoria local, cujo impacto no orçamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio será irrelevante, ou seja, em torno de 0,26%. “A gratificação que já existe em outros estados, se faz necessário se estabelecer aqui neste estado, sem contar que a gratificação vai significar a valorização do servidor e, ainda, é um estímulo para que o auditor amplie e adquira novos conhecimentos”, afirmou Solimar Mendes.

“Respeitamos a auditoria. Reconhecemos que a questão das diárias é até um problema crônico desta, e quem sabe, de outras secretarias estaduais, mas só podemos resolver este problema depois que o projeto de lei sobre a concessão de diárias for aprovado. Reconhecemos também a necessidade de se estabelecer a carreira para auditores e por isso, tenho pedido para desvincular dos processos que hoje está ligado em outras categorias. Vamos criar, portanto, dois documentos distintos. Um é o Projeto de Lei para a carreira de auditores e outro é o Projeto de Decreto para gratificação desta categoria”, afiançou Pedro Palheiros.

De acordo com a presidente e o vice-presidente da Unasus, Solimar Mendes e Oswaldo Machado, mesmo com o resultado desta reunião, a entidade permanecerá acompanhando cada passo do que foi acertado. “A Unasus tem a missão de cumprir sempre o seu papel. Estamos ao lado dos trabalhadores e seguiremos assim”, explicou Oswaldo.

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini


UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br