CPF/Apelido: senha:
Notícias

Seminário debate Ficha Limpa e combate à corrupção na Saúde - 03/04/2012
A Lei da Ficha Limpa e o combate à corrupção foram debatidos nesta segunda-feira, 2, durante seminário realizado no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. Proposto pelo vereador Dr. Ciro (PTC), o evento contou com a participação da diretora Social da UNASUS, Jovita Rosa e reuniu políticos e estudiosos que enalteceram o advento da nova legislação.

A lei veda a participação em eleições de pessoas condenadas por órgãos colegiados, como Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunais de Contas dos Municípios (TCMs). “É preciso um trabalho intenso dos movimentos populares para mostrar às pessoas quem são os políticos corruptos”, disse Dr. Ciro. Ele destacou ainda a iniciativa da Câmara de elaborar emenda à Lei Orgânica para que a exigência da Ficha Limpa se estenda a cargos do Executivo.

O seminário também abordou o combate à corrupção eleitoral na saúde, com o lançamento da cartilha “Voto não tem preço. Saúde é seu direito”. A apresentação da publicação foi feita pela coordenadora de articulação nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e diretora Social da Unasus, Jovita Rosa.

Segundo Jovita, a campanha se justifica pelo fato de que muitos políticos se utilizam dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para comprar votos, por meio da facilitação de exames e consultas. Para ela, isso ocorre pela falta de transparência das informações sobre as vagas do sistema. “Tem gente vendendo vagas na fila de transplante, vagas que deveriam ser de todos gratuitamente. Vem um político e diz que consegue isso para você”, exemplificou. E acrescentou: “Enquanto as pessoas não se apossarem do SUS, isso vai continuar acontecendo.”

Presente no seminário, o presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), exaltou o SUS como sistema de referência mundial. “Os EUA tentam construir um sistema como o nosso. O SUS é vitorioso, mas os casos de corrupção o atrofiaram. É preciso haver mais financiamento, mas, acima de tudo, utilizar bem os recursos.”

Fonte: Câmara Municipal com alterações
Foto:Genilson de Lima

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br