CPF/Apelido: senha:
Notícias

UNASUS participa de Encontro Estadual do Sistema Nacional de Auditoria em Porto Alegre - 07/05/2012
Porto Alegre – Solimar Mendes, presidente da União Nacional dos Auditores do SUS, participou, nesta quarta-feira (02/5), em Porto Alegre/RS, do Encontro Estadual do Sistema Nacional de Auditoria – SNA, realizado na FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, que reuniu representantes da Associação, como o membro do Conselho Deliberativo José Carlos Rodrigues, auditores do Denasus Brasília e do Serviço de Auditoria [SEAUD/RS], auditores da SES/RS, auditores municipais, conselheiros de saúde e autoridades de atuação no controle externo ao SUS.

Promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa [SGEP] e organizada pelo SEAUD/RS, o evento teve por objetivo debater o aprimoramento das ações e o papel da auditoria na conjuntura do SUS, a fim de desenvolver esforço técnico político em busca de meios para a realização das ações integradas de auditoria dos três componentes do Sistema Nacional de Auditoria – SNA.

Fazendo parte da mesa de abertura do evento, Solimar Mendes ressaltou a importância e a relevância do trabalho dos auditores do Sistema Único de Saúde para a sociedade. “em 2010 foi feita uma reformulação no estatuto da Unasus, passando a agregar os servidores da auditoria Estadual e Municipal, com o propósito de fortalecer o SNA, trazendo melhores condições de trabalho e financeira. Lutamos pela carreira geral do SUS, mas ainda é um processo demorado, e vamos iniciar este trabalho com as Secretarias dos Estados para fortalecemos à categoria e alcançarmos os pleitos desta entidade”. Disse Solimar.

COAP
O Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP), que visa à estruturação do Sistema Único de Saúde e o planejamento articulado entre municípios, Estado e União, a partir das regiões de saúde, foram amplamente debatidos neste evento.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) está trabalhando no desenho das regiões de saúde no estado. A ideia é, depois desse desenho, elaborar o Mapa da Saúde contendo a distribuição de recursos humanos e serviços por área e a Rede de Atenção (conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade). Cada região deverá oferecer serviços em Atenção Primária em Saúde, Urgência e Emergência, Atenção Psicossocial, Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar, bem como Vigilância em Saúde.

O tema deverá ser abordado no Congresso de Secretários Municipais de Saúde, que está previsto para acontecer no final deste mês. Na prática, o COAP garantirá a organização das ações e serviços de saúde e a melhoria da qualidade da gestão do SUS, em nível regional, mediante a racionalização de recursos financeiros e humanos, bem como a descentralização das ações. O contrato é um instrumento de pactuação interfederativa que surgiu a partir do Decreto 7.508/2011, que regulamentou a Lei de implantação do SUS.

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini
mini mini

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br