CPF/Apelido: senha:
Notícias

Unasus pede apoio da CNBB para criação de cargos e II Encontro de Auditoria - 08/06/2012
Nesta segunda-feira (04), em Brasília, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a presidente da União Nacional dos Auditores do SUS – Unasus, Solimar Mendes e a diretora Social, Jovita Rosa, reuniram-se com o secretário Geral, dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, com a finalidade de buscar apoio da Igreja quanto ao “II Encontro Nacional do Controle em Defesa do SUS” e ao cumprimento dos pleitos desta categoria.

Na ocasião a diretora Social, Jovita Rosa, apresentou um breve histórico da luta dos funcionários do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – Denasus, “fazemos auditoria destes 1993, e para o Sistema Nacional de Auditoria – SNA, que está nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), foi designado que seria criado um projeto de lei em noventa dias, para que o SNA fosse estruturado, só que já se passaram 19 anos e até hoje a estruturação não saiu do papel. Hoje nós temos um departamento de auditoria que está com apenas 750 servidores a nível nacional com um percentual de 60%, já com o processo de aposentadoria”, disse.

A Unasus está preocupada, pois, a atividade do departamento é de extrema importância para população brasileira e o Governo. “Audita um dos maiores orçamentos da União, mas se não for feito alguma coisa o departamento será extinto. É preciso regulamentar o cargo de auditor do SUS para que o controle interno do SUS seja fortalecido”, completou Jovita.

A presidente, Solimar Mendes, ressaltou que “não é algo novo para o Governo. A Unasus foi criada em 1997, e vem lutando deste o governo Fernando Henrique Cardoso para que o departamento seja regulamentado, conseguimos alguns avanços com o Governo Lula, onde foi feito um estudo, que gerou um termo de acordo em 2008, entre a associação e o Governo, sendo que só a primeira parte deste acordo foi cumprida no decorrer de todos esses anos”.

Dom Frei Leonardo pediu que fosse encaminhado um memorando com todas essas explanações, para que possa ser levado e debatido na pastoral da Saúde, para ver quais são as medidas cabíveis quanto ao II Encontro do Controle e a Criação do Cargo para auditoria. “existe uma preocupação muito grande quanto à fiscalização na saúde, nos estamos batendo na tecla da necessidade da igreja estar presente junto aos Conselhos Municipais de Saúde”, afirmou.

Campanha da Fraternidade
A UNASUS contribui para a decisão da igreja sobre o tema da saúde pública quando participou de um debate sobre o assunto - o que foi determinante para a decisão da CNBB. Também foi convidada a participar do grupo de trabalho para a elaboração do Texto-Base da CF 2012 e muito contribuiu para a qualificação do debate em prol de uma saúde pública digna e de melhores condições para a população brasileira.

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br