CPF/Apelido: senha:
Notícias

Ministro da CGU apoia fortalecimento e criação da carreira para auditoria do SUS - 05/09/2012
Nesta terça-feira (04), em Brasília, na Controladoria Geral da União – CGU, a diretoria da União Nacional dos Auditores do SUS – Unasus, reuniu-se com o ministro, Jorge Hage Sobrinho, no intuito de concretizar a proposta aprovada na 1ª Consocial, sobre o SNA e o seu fortalecimento e a execução do Termo de Acordo.

Na ocasião a diretora Social, Jovita Rosa, apresentou um breve histórico da luta dos funcionários do Departamento Nacional de Auditoria do SUS – Denasus. “Fazemos auditoria desde 1993, e para o Sistema Nacional de Auditoria – SNA, que está nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), foi designado que seria criado um Projeto de Lei em noventa dias, para que o SNA fosse estruturado, só que já se passaram 19 anos e até hoje a estruturação não saiu do papel. Hoje temos um departamento de auditoria que está com apenas 750 servidores para atender todas as demandas do País e 60% deste total está em processo de aposentadoria”, disse.

A presidente, Solimar Mendes, ressaltou que “será preciso tomar uma decisão urgente a respeito do que realmente querem para a auditoria do SUS. Já vimos a presidente Dilma dizer muitas vezes que quer transparência e controle no Governo, mas não vemos essa solicitação ser levada até ela”.

Muito solícito, o ministro Jorge Hage, disse: “Quanto a esses pedidos vocês podem contar com nosso apoio vamos analisar as propostas entregues nos ofícios, conversar com o Ministério da Saúde e sobre tudo, com o Ministério do Planejamento, aonde decide e controla o orçamento”. E completou dizendo: “Em tese geral o fortalecimento do SUS e da carreira, sempre contou com nosso apoio, de outro lado nós evidente que não podemos tomar a frente de nada disso, por que é matéria do Ministério da Saúde. Agora no que depender de manifestação de apoio, daremos total ajuda perante o Ministério da Saúde, Planejamento e Casa Civil. Depositaremos nossa concordância em tudo que signifique o fortalecimento do Sistema Nacional de Auditoria do SUS e do Denasus e é claro, incluído a carreira, pois sem isso nada funciona”.

Jovita solicitou que no trabalho da 1ª Consocial, todas as propostas que forem aprovadas, neste encaminhamento, para receberem um encaminhamento especial para o Ministério da Saúde, referente à proposta do eixo IV, item 9, que trata sobre o Denasus.

O ministro da CGU, Jorge Hage, concordou com o pedido da diretora social da Unasus e requereu que fosse preparado o encaminhamento o mais rápido possível para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Participaram também desta reunião o presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Faversani (SC) e a suplente do Conselho Deliberativo, Maria do Socorro Bezerra Mateus (TO).

Confira as fotos


mini mini
mini mini
mini mini
mini mini


UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br