CPF/Apelido: senha:
Notícias

Direção pede auditorias administrativa e financeira no Denasus - 16/09/2015
Direção do Hospital Dr. Hélio Angotti solicita auditorias administrativa, financeira e assistencial ao Ministério da Saúde. O pedido foi encaminhado ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) no dia 9 de setembro, antes do fim da greve dos funcionários da instituição.

O documento relata que o hospital passa por “grave crise econômico-financeira, que culminou com movimento de greve de seus funcionários em decorrência de cortes de benefícios e demissões”. Além disso, segundo o documento, o corpo clínico está há seis meses sem receber e que os médicos passaram a fazer contingenciamento de suas atividades a partir de 1º de setembro de 2015, dos atendimentos ambulatoriais de casos novos, com redução dos procedimentos eletivos terapêuticos e diagnósticos.

A direção do Hospital do Câncer aponta ao Denasus a insuficiência de recursos pela baixa contratualização na média complexidade, que está há quatro anos sem reajuste. Situação que, segundo a diretoria, compromete a reposição de medicamentos e materiais utilizados no tratamento de pacientes, bem como o pagamento de honorários médicos e fornecedores. Esse cenário é apresentado como fundamento ao pedido de auditoria ao chefe do Serviço de Auditoria de Minas Gerais, João Batista da Silva.

Outros órgãos de controle, entre eles o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual, já haviam sido acionados pela direção, com informações sobre e situação da instituição e com fornecimento de documentos sobre a gestão, incluindo contratos, folha de pagamento, etc. Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) recebeu denúncias de funcionários sobre a administração do hospital, principalmente quanto os salários pagos a alguns cargos lotados na unidade hospitalar.

Fonte: JM Online

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br