CPF/Apelido: senha:
Notícias

Unasus Sindical toma posse para o triênio 2015/2018 do Conselho Nacional de Saúde - 16/12/2015
Na noite desta terça-feira (15), em cerimônia no Palácio do Planalto, auditório do anexo I, tomaram posse os 144 novos membros do Conselho Nacional de Saúde, triênio 2015/2018. Na cerimônia de posse a presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS - Unasus Sindical e também conselheira, Socorro Mateus, tomou posse, como segundo suplente do CNS.

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, abriu a solenidade de posse destacando a importância da representação dos novos 48 membros titulares e 96 membros suplentes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Hoje é um dia muito importante para o Conselho Nacional de Saúde. É a expressão máxima da representação brasileira da política de saúde pública do país. Deste Conselho emanarão as decisões que vão representar a vontade nacional e vão contribuir para a evolução da saúde pública brasileira”, disse.

Já a presidenta do Conselho, Maria do Socorro de Souza, a solenidade de posse abre um espaço de reflexão quanto o exercer a política púbica voltada para a saúde no país. “Como é bom ser brasileira pela capacidade de fazer política neste país. É muito bom ter as principais entidades, os principais sujeitos coletivos que décadas após décadas, ciclos após ciclos, não deixamos de ser aguerrido, cada um com tarefas diferentes, mas com o objetivo de construir a democracia brasileira”, proferiu.

ELEIÇÃO – Nesta quarta-feira (16), acontece a eleição da mesa diretora e da presidência do CNS, em reunião extraordinária, que está ocorrendo no pleno do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, será eleita a mesa diretora e a presidência do CNS, para o triênio 2015-2018. Todos os conselheiros titulares podem concorrer para ambas às categorias. Para saber mais acesse: www.conselho.saude.gov.br

COMPOSIÇÃO – O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros titulares e seus respectivos primeiro e segundos suplentes, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica, entidades de prestadores de serviço, entidades empresariais da área da saúde e governo federal.

De acordo com o Regimento Interno do CNS, a composição do Conselho é definida da seguinte forma: 50% dos membros representantes de entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS, escolhidos em processo eleitoral direto; e 50% dos membros representantes de entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde, entidades de prestadores de serviços de saúde, entidades empresariais com atividade na área de saúde, todas eleitas em processo eleitoral direto; os representantes do governo, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são indicados pelos seus respectivos dirigentes.

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br