CPF/Apelido: senha:
Notícias

Carta da Unasus Sindical ao Fantástico - 16/03/2016
A Unasus Sindical, Sindicato dos Auditores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, após conhecimento da oportuna matéria sobre o gasto com saúde por habitante em capitais brasileiras, veiculada pelo Fantástico no dia 28 de fevereiro, parabeniza-os pelo apreço a reportagens de cunho social e que denotam a violação a direitos básicos e universais da população brasileira.

Aproveitamos para manifestar nosso repúdio à fala do secretário de Saúde do Estado da Bahia que nega veementemente a realidade da saúde pública na Bahia, inclusive, já apontada nos relatórios de auditoria produzidos pelo componente estadual do Sistema Nacional de Auditoria na Bahia, a Auditoria do SUS, órgão subordinado ao gabinete do secretário.

A leitura desses relatórios permite-nos concluir que existem graves problemas no sistema de saúde do estado, da atenção básica à alta complexidade, os quais não serão ultrapassados com a simples negação de sua existência. A negação dessa situação crônica torna mais difícil a resolução dos problemas constatados.

Ressalte-se que a situação da saúde no estado da Bahia poderia tornar-se acessível a qualquer cidadão, em especial aos baianos, caso a Auditoria do SUS/BA publicizasse os relatórios de Auditoria produzidos como já vem sendo feito por diversos órgãos de controle, seguindo o princípio republicano da transparência. Entre os achados de Auditoria estão diversos fatores que assolam a população baiana no que diz respeito à saúde: falta de medicamentos em unidades de saúde, deficiência na estrutura físico funcional das redes de frio e salas de vacina, carência de leitos de UTI, deficiências nos controles e registros de vacinação, deficiência nas estruturas físicas – funcional das maternidades, problemas na estrutura e processos de trabalhos dos PSF, entre tantas outras.

Aproveitamos para sugerir como pauta de próximas matérias, em especial considerando a repercussão provocada pelas reportagens produzidas por esse programa, à situação do controle social em saúde no Brasil, haja vista a importância desses órgãos para a cultura de controle e de participação popular na saúde.

A despeito do mencionado referente ao caos instalado no estado da Bahia, que reflete a realidade de grande parte do país, o descaso com a saúde pública, faz-se necessário um maior investimento nos setores de controle e fiscalização do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, com a criação, implementação e a valorização das Carreiras de Auditoria do SUS no âmbito nacional, isto é, nas três esferas de governo.

A direção

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br