CPF/Apelido: senha:
Notícias

Começa segunda fase do curso sobre auditorias e ouvidorias do SUS - 08/06/2016
Começou nessa segunda-feira (06.06) a segunda etapa do Curso Nacional de Qualificação de Auditoria e Ouvidoria do SUS no estado de Mato Grosso. O objetivo do encontro é contribuir para a qualificação e fortalecimento das áreas estratégicas de auditoria e ouvidoria, visando à implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhoria no atendimento ao cidadão.

O encontro, que também propões uma reflexão sobre a prática profissional e organização dos serviços de Auditoria e Ouvidoria no âmbito do SUS, reúne 58 auditores e ouvidores de mais de 20 municípios mato-grossenses, selecionados pelo Ministério da Saúde.

“Os municípios contemplados, nessa etapa, foram definidos pelo Doges (Departamento de Ouvidoria Geral do SUS) e pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, sendo priorizados aqueles que ainda não possuem Ouvidoria implantada e que pactuaram Ouvidoria em 2014”, explica ouvidora setorial do SUS, Marisa Dorilêo Negretti.

A ouvidora setorial pontua ainda que o curso atualiza o conhecimento dos auditores e ouvidores nos temas: estado, sociedade, saúde e cidadania, auditoria e ouvidoria; e contribui para a prática profissional e organização dos serviços de auditoria e ouvidoria no âmbito do SUS. “É um momento ímpar e de grande relevância para a Saúde no estado de Mato Grosso, que passa a implantar e executar o Projeto de Descentralização das Ouvidorias. Com isso, teremos uma melhoria no diálogo entre gestores, ouvidores e sociedade”.

O Curso de Qualificação possui carga horária de 80h, dívidas em duas etapas sendo a primeira com 40h para a Unidade de Aprendizagem 1 (UA1), comum a todos, e a segunda 40h para a Unidade de Aprendizagem 2 (UA2), com temas específicos sobre Auditoria ou Ouvidoria.

A primeira etapa foi realizada entre os dias 16 e 20 de maio, na Escola de Saúde Pública (ESP) e abordou temas como a política de saúde, noções iniciais de estado e da garantia do direito, marcos conceituais e legais do SUS, estruturas institucional e instância decisória e pratica de gestão participativa. A segunda etapa da capacitação termina nesta sexta-feira (10.06).

Ao final do curso, todos os participantes receberão certificado de participação.

A iniciativa é promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) em parceria com o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), e com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Escola de Saúde Pública (ESP).

Rede

A Ouvidoria do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (denominado Fale Cidadão) para registro de demandas e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE, por meio da Ouvidoria Geral.

Além disso, está estruturada para receber denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informações acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: discagem gratuita pelo 0800-647-1520, ligação local pelo número 162 e registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos).

Além dos canais já mencionados, as Ouvidorias das secretarias e entidades também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).

Fonte: Folha Max

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br