CPF/Apelido: senha:
Notícias

Unasus Sindical na luta por melhorias no SUS - 13/06/2016
Cerca de 400 voluntários participaram da ação, que visa identificar problemas nos postos de saúde e buscar soluções

A diretora de Assuntos Parlamentares da Unasus Sindical, Jovita José Rosa, coordenou, na última sexta-feira (10/6), o projeto “auditoria cívica na saúde”, em parceria com a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), o Ministério Público local (MPDFT), Faculdade Processus, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC). O projeto contou com voluntários, que visitaram 68 unidades de saúde e relataram inconformidades.

O levantamento feito pelos cidadãos foram relatados e entregues aos gestores para que sejam tomadas as devidas providências legais, bem como para as organizações da sociedade civil para acompanhamento.

Foram visitados postos de saúde em 17 regiões. Os auditores visitaram os postos de saúde no Gama, Santa Maria, Granja do Torto, Sobradinho, Planaltina, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo, Candangolândia, Estrutural, Areal, Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas.

Os postos foram avaliados em cinco quesitos: qualidade do atendimento, estrutura disponível ao Programa Saúde da Família, gestão das farmácias, percepção dos servidores e dos usuários das unidades de saúde selecionadas.

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) farão um estudo sobre a diferença entre os postos auditados e os não auditados para saber se o processo é eficiente.

A CGDF afirma que, ao longo de seis meses, irá resolver esses problemas. Até dezembro de 2016, o órgão afirma que 139 unidades de saúde do DF serão fiscalizadas pelos auditores cívicos.

“A atuação dos órgãos de controle é importante, mas a participação da sociedade é essencial na cobrança das melhorias em defesa do Sistema Único de Saúde - SUS”, afirmou a diretora da Unasus Sindical e uma das coordenadoras do projeto, Jovita José Rosa.

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br