CPF/Apelido: senha:
Notícias

CNTSS/CUT manifesta solidariedade aos servidores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - 30/11/2017
CNTSS/CUT manifesta solidariedade aos servidores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS

sindprev­al.org.br/federal/cntsscut­manifesta­solidariedade­aos­servidores­do­departamento­nacional-de­auditoria­do­sus/

Antonio Pereira

Sindicato dos servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS denúncia perseguição e arbitrariedades cometidas por diretor do DENASUS contra os trabalhadores

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de sua Direção, expressa sua solidariedade aos servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS que estão sendo vítimas de atitudes arbitrárias cometidas pelo diretor do DENASUS – Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Sr. Ulisses Melo de Amorim. A denúncia foi feita pelo SINASUS/UNASUS Sindical – Sindicato do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde, por meio de Nota divulgada e assinada por seu presidente em exercício, José Wagner de Queiroz. O texto repudia as atitudes tomadas pelo atual gestor do órgão federal que, além de perseguir os trabalhadores, demonstra pouco conhecimento técnico sobre a área que gerencia.

O documento do SINASUS denuncia a perseguição e as ameaças sistemáticas contra os trabalhadores.

Em trecho da Nota é possível ver o modo utilizado para constranger o servidor: “pelas constantes ameaças ou de encaminhamentos de processos de servidores à Corregedoria do Ministério da Saúde para verificar a admissibilidade de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra servidores e, também, ameaças de colocar trabalhadores à disposição de outros setores do Ministério da Saúde, por quaisquer motivos divergentes expostos pelo servidor que seja contrário à sua forma quase sempre equivocada de gestão”. O resultado, como era de se esperar, se apresenta na constatação de um grande número de técnicos e auditores que têm apresentado problemas de saúde por conta do ambiente de trabalho inadequado.

A Confederação entende que atitudes desta natureza atingem fortemente a integridade dos trabalhadores e não podem ser aceitas de forma alguma. É preciso combatê­las e cobrar da Instituição e de seus dirigentes o respeito total aos trabalhadores como premissa máxima e inquestionável que deve pautar as condutas estabelecidas cotidianamente nos espaços de trabalho. Outro ponto inquestionável é a importância do DENASUS dentro da política de acompanhamento do cumprimento efetivo dos atos normativos, portarias, protocolos, sistemas e legislação existentes no SUS. Trabalho este realizado com grande presteza pelos estes servidores.

Na semana em que se comemora o “Dia do Auditor”, em 20 de novembro, a divulgação da Nota é um alerta para os desmandos que vêm ocorrendo no órgão e que comprometem sua estrutura. Em apenas um ano e meio desta atual gestão já é possível ver, segundo a Nota, “o excesso de formalismo, de centralização, decisões monocráticas e de transformar o DENASUS/SGEP/MS num Departamento Jurídico, destoando do papel principal do departamento que é o de realizar auditorias no âmbito do SUS”. Esta miopia institucional, com clara intenção de enfraquecer o órgão, fez com que o Departamento reduzisse em cerca de 35% o seu orçamento.

José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

UNASUS - União Nacional dos Auditores do SUS
www.unasus.org.br